Ervilhas guisadas com ovos escalfados
Comfort food sempre existiu, mas nos últimos tempos nos Estados Unidos virou tendência, são pratos que remetem à infância associados aos aromas e sabores. Cada pessoa e cada país tem o seu comfort food.
Para mim ervilhas guisadas é comfort food ou comida reconfortante, é comida que lembra aconchego, aquele cheirinho da cozinha da mãe ou o da cozinha da avó, o aroma e sabore que ficou na memória e traz sensação de bem estar.
Há alguma coisa melhor do que os aromas e sabores que nos remetem à infância, e ás coisas simples da vida? Julgo que não.
Para além de que ervilhas guisadas é um prato rápido e muito nosso, mesmo fora de época temos sempre a possibilidade de o preparar com ervilhas congeladas. Esta receita pertence ao grupo das que preparo a olhómetro, as quantidades são sempre conforme a necessidade no momento.
Também é um prato que sem o chouriço pode ser incluído no grupo vegetariano.
Ingredientes:
Ervilhas congeladas (Iglo)
2 cenouras
1/2 chouriço
1 cebola média (conforme a quantidade de ervilhas, sejam generosas com a cebola)
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 c/sopa de polpa de tomate
vinho branco qb para refrescar
azeite
sal marinho
picante a gosto
Preparação:
1- Refogar a cebola e o alho e o louro num pouco de azeite, depois refrescar com um pouco de vinho branco, deixar evaporar o álcool, juntar a polpa de tomate e o chouriço às rodelas, deixar apurar um pouco
2- Juntar a cenoura às rodelas,ou em cubos como preferirem, e as ervilhas. Deixo-as descongelar um pouco neste refogado, depois cubro-as com água quente. Temperar com sal e um pouco de picante, utilizo muito colorau picante, Pimenton Esencia Picante espanhol, aproveito comprar nas idas à Galiza.
3- Entretanto escalfo os ovos.
Nota: Adiciono sempre uma colher de chá mal cheia de açúcar a meio da cozedura. As ervilhas guisadas de que eu mais gostava eram as da avó Leonor e ela adicionava sempre um pouco de açúcar, esse era o segredo para que ficassem mais macias.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário
A sua opinião conta, comente e sugira alterações.
Obrigada.